1930 - Os primeiros ganhadores de uma Copa

Vencer uma Copa não é tarefa fácil e nessa postagem quero homenagear a primeira seleção campeã de uma Copa, a seleção uruguaia, campeã da primeira Copa. O jogo final foi entre o Uruguai anfitrião e a rival Argentina, e deu Uruguai 4x2. A Final da Copa do Mundo FIFA de 1930 foi disputada pelos finalistas das Olimpíadas de 1928, Uruguai e Argentina. A final foi disputada no Estádio Centenário em 30 de julho. Os portões do estádio foram abertos às oito horas, seis horas antes do pontapé de saída.


Antes de ser criada a Copa do Mundo, a Fifa reconhecia o país medalha de ouro de futebol nos Jogos Olímpicos como o campeão mundial. Numa conferência em Amsterdã, em 1928, o francês Jules Rimet, presidente da entidade máxima do esporte, anunciou que criaria um torneio à parte. No ano seguinte, em uma reunião em Barcelona, escolheu o Uruguai como sede. Houve dois critérios: primeiro, o fato de 1930 ser o ano do centenário da independência do país. Além disso, a Celeste vinha de dois títulos olímpicos seguidos, em 1924 e 1928. o time vencedor tinha os seguintes atletas - Enrique Ballestero,José Nasazzi Capitão,Ernesto Mascheroni, Andrade,Fernández, Gestido, Dorado,Scarone, Castro, Cea e Iriarte - Tec - Alberto Suppici .

Curiosidade - Nas três primeiras Copas (1930, 1934 e 1938), a bola era de couro marrom. A bola de capotão. As costuras eram externas, e o bico de encher ficava para fora. Na chuva, absorvia água e ficava mais pesada. Na decisão do título de 1930, uma particularidade. Por falta de acordo entre os finalistas, no primeiro tempo do jogo foi usada uma argentina, e no segundo, uma uruguaia. Em 1950, no Brasil, as costuras e o bico foram colocados dentro da bola, para segurança dos jogadores.  

                                                       Pesquisa - Magno Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decifrando a foto misteriosa; Alguém se habilita ?

Foto: Cianorte de verde e branco em 2000, brigando pela elite do Paranaense

D - 24: Adversário do Cianorte nas oitavas volta a Série C após 16 anos