Zamora - o melhor goleiro do mundo nos anos trinta
Richardo Zamora Martínez - castelhanizado Ricardo (Barcelona, 21 de janeiro de 1901 - 8 de setembro de 1978) - foi um futebolista catalão que atuava como goleiro, tido por muitos como um dos melhores de todos os tempos na posição.
Sua roupa escura (por vezes substituída por uma camisa pólo branca) e o boné reto marcariam época no futebol espanhol, embora bem mais marcante fosse a sua habilidade.
Aquela decisão contra o Barcelona, tida como uma das maiores exibições de sua carreira,foi disputada em 21 de junho. No mês seguinte, eclodiria a Guerra Civil Espanhola. Suas conviccções políticas durante o conflito até hoje não são claras: a divulgação de sua morte, ainda naquele ano, pelo lado republicano foi usada como propaganda a favor dos nacionalstas (partidários de Franco).
Para provar que o arqueiro esta vivo, uma milícia republicana colocou-o na prisão Modelo, onde Zamora sobreviveu ao participar de exibições de futebol. Assim que solto, foi exilar-se brevemente na Argentina (cuja Embaixada na Espanha havia intercedido por sua libertação) e, depois, na França, onde atuou como jogador/treinador no Nice, onde teve a companhia de seu amigo e ex-colega de Barcelona, Seleção Espanhola e Madrid, Josep Samitier.
Pesquisa - Magno Moreira e Marlon Felipe Sales de Moraes
Comentários
Postar um comentário