F1 - Ascari, pioneiro do automobilismo

Alberto Ascari | Alberto Ascari: Último campeão italiano morreu há ...
 Alberto Antonio Ascari, mais conhecido como Alberto Ascari (MilĂŁo, 13 de julho de 1918 — Monza, 26 de maio de 1955) foi um piloto de FĂłrmula 1 e uma das primeiras estrelas da Ferrari. Ascari foi o  Ășltimo campeĂŁo italiano morreu hĂĄ 65 anos, faleceu com apenas 36 anos.

De quantos pilotos italianos se lembra na FĂłrmula 1? Uma pergunta Ă  qual nĂŁo Ă© fĂĄcil responder, pois depois de Alberto Ascari, o protagonista desta  . Nascido em MilĂŁo, ItĂĄlia, Ascari tinha a velocidade nas suas veias, seu pai Antonio Ascari foi um talentoso piloto nos anos 1920, correndo com Alfa Romeos. Antonio morreu enquanto liderava o Grande PrĂȘmio da França em 1925 mas o jovem Ascari tinha interesse em corridas ao invĂ©s de Ăłdio. Ele pilotou motocicletas no princĂ­pio de sua carreira; foi depois que ele entrou na prestigiada Mille Miglia num carro esporte da Ferrari que ele começou a pilotar veĂ­culos de quatro rodas.
Acidente fatal de Alberto Ascari | Cais da MemĂłria
Sua carreira de piloto foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, depois começou a correr Grandes PrĂȘmios com a Maserati. Seu companheiro de equipe Luigi Villoresi, que foi mentor e amigo de Alberto. Ele venceu seu primeiro Grande PrĂȘmio em San Remo, ItĂĄlia em 1948 e venceu outra corrida no ano seguinte pela mesma equipe. Seu maior sucesso depois de se juntar a Villoresi na Ferrari; ele venceu mais trĂȘs corridas. 

A primeira temporada oficial de FĂłrmula 1 começou em 1950 e a Ferrari estreou em Monte Carlo com Ascari, Villoresi e o popular piloto francĂȘs Raymond Sommer na equipe. Ascari terminou em segundo na corrida e depois no ano compartilhou o segundo lugar na primeira corrida em Monza. Ele foi apenas o quinto no campeonato. Ele venceu sua primeira corrida de F1 na temporada seguinte, em 1951 em Nurburgring e venceu tambĂ©m em Monza, terminando em 2.Âș atrĂĄs do argentino Juan Manuel Fangio.

Devido ao sucesso na Europa, Enzo Ferrari forneceu um carro a Alberto para a Indianapolis 500 em 1952. Ascari foi o Ășnico piloto europeu a correr na Indy em 11 anos de FĂłrmula 1, mas seu dia acabou em 40 voltas. Aquela foi a Ășnica vez que ele nĂŁo venceu um corrida de F1 naquela temporada. A Ferrari de Ascari dominou em 1952, vencendo todas as seis corridas na Europa daquela temporada e tendo a volta mais rĂĄpida em todas as corridas. Ele quase marcou a quantidade mĂĄxima de pontos que um piloto podia conseguir.

Ele venceu mais trĂȘs corridas consecutivas no começo da temporada de 1953, dando a ele nove vitĂłrias consecutivas (nĂŁo contando a Indy) antes do tĂ©rmino da sĂ©rie quando terminou em quarto na França, esta que foi uma corrida muito disputada. Ele venceu mais duas vezes no ano dando-lhe mais um tĂ­tulo mundial. Ascari nĂŁo continuou em 1954 devido a nĂŁo finalizar quatro corridas, embora ele tenha vencido em Mille Miglia.

Alberto Ascari o primeiro campeĂŁo a honrar o nome do pai • BP ...
 
                Pesquisa - Magno Moreira e Sarah Alice Sales de Moraes

ComentĂĄrios

Postagens mais visitadas deste blog

Decifrando a foto misteriosa; Alguém se habilita ?

Foto: Cianorte de verde e branco em 2000, brigando pela elite do Paranaense

D - 24: AdversĂĄrio do Cianorte nas oitavas volta a SĂ©rie C apĂłs 16 anos