F1 - Ascari, pioneiro do automobilismo
Alberto Antonio Ascari, mais conhecido como Alberto Ascari (MilĂŁo, 13 de julho de 1918 — Monza, 26 de maio de 1955) foi um piloto de FĂłrmula 1 e uma das primeiras estrelas da Ferrari. Ascari foi o Ășltimo campeĂŁo italiano morreu hĂĄ 65 anos, faleceu com apenas 36 anos.
De quantos pilotos italianos se lembra na FĂłrmula 1? Uma pergunta Ă qual nĂŁo Ă© fĂĄcil responder, pois depois de Alberto Ascari, o protagonista desta . Nascido em MilĂŁo, ItĂĄlia, Ascari tinha a velocidade nas suas veias, seu pai Antonio Ascari foi um talentoso piloto nos anos 1920, correndo com Alfa Romeos. Antonio morreu enquanto liderava o Grande PrĂȘmio da França em 1925 mas o jovem Ascari tinha interesse em corridas ao invĂ©s de Ăłdio. Ele pilotou motocicletas no princĂpio de sua carreira; foi depois que ele entrou na prestigiada Mille Miglia num carro esporte da Ferrari que ele começou a pilotar veĂculos de quatro rodas.
Sua carreira de piloto foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, depois começou a correr Grandes PrĂȘmios com a Maserati. Seu companheiro de equipe Luigi Villoresi, que foi mentor e amigo de Alberto. Ele venceu seu primeiro Grande PrĂȘmio em San Remo, ItĂĄlia em 1948 e venceu outra corrida no ano seguinte pela mesma equipe. Seu maior sucesso depois de se juntar a Villoresi na Ferrari; ele venceu mais trĂȘs corridas.
A primeira temporada oficial de FĂłrmula 1 começou em 1950 e a Ferrari estreou em Monte Carlo com Ascari, Villoresi e o popular piloto francĂȘs Raymond Sommer na equipe. Ascari terminou em segundo na corrida e depois no ano compartilhou o segundo lugar na primeira corrida em Monza. Ele foi apenas o quinto no campeonato. Ele venceu sua primeira corrida de F1 na temporada seguinte, em 1951 em Nurburgring e venceu tambĂ©m em Monza, terminando em 2.Âș atrĂĄs do argentino Juan Manuel Fangio.
Devido ao sucesso na Europa, Enzo Ferrari forneceu um carro a Alberto para a Indianapolis 500 em 1952. Ascari foi o Ășnico piloto europeu a correr na Indy em 11 anos de FĂłrmula 1, mas seu dia acabou em 40 voltas. Aquela foi a Ășnica vez que ele nĂŁo venceu um corrida de F1 naquela temporada. A Ferrari de Ascari dominou em 1952, vencendo todas as seis corridas na Europa daquela temporada e tendo a volta mais rĂĄpida em todas as corridas. Ele quase marcou a quantidade mĂĄxima de pontos que um piloto podia conseguir.
Ele venceu mais trĂȘs corridas consecutivas no começo da temporada de 1953, dando a ele nove vitĂłrias consecutivas (nĂŁo contando a Indy) antes do tĂ©rmino da sĂ©rie quando terminou em quarto na França, esta que foi uma corrida muito disputada. Ele venceu mais duas vezes no ano dando-lhe mais um tĂtulo mundial. Ascari nĂŁo continuou em 1954 devido a nĂŁo finalizar quatro corridas, embora ele tenha vencido em Mille Miglia.
Pesquisa - Magno Moreira e Sarah Alice Sales de Moraes
ComentĂĄrios
Postar um comentĂĄrio