REPOST -Mudança nas cores do Leão do Vale teve influência política
Antes de iniciar esse artigo recorro a biologia para explicar que o mimetismo mais conhecido no mundo animal é característico de espécies com pouca mobilidade, que para sua defesa conseguem mudar de cor, pois o camaleão possui a capacidade de imitar a cor do ambiente para se confundir com ele. Essa característica de camuflagem tem diversas funções e varia de acordo com o bicho e com o meio no qual ele vive.
No caso do camaleão, a mudança de cor pode ser uma estratégia de caça ou de defesa. Ao assumir a cor do local onde se encontra – por exemplo, a da folhagem, do galho ou do tronco de uma árvore – o camaleão tenta se camuflar para capturar insetos com sua longa língua ou fugir de seus predadores, como cobras, aves de rapina ou pequenos felinos.
“Dependendo da espécie de camaleão, as cores que ele pode assumir variam muito, como tons de verde, rosa, azul, amarelo, vermelho, marrom e preto”, afirma a bióloga Maria Aparecida Visconti, da Universidade de São Paulo (USP). Você pode estar se perguntando: como o camaleão, que não é nenhum Einstein, consegue sempre acertar a cor da camuflagem? Na verdade, é um processo involuntário. O cérebro do camaleão recebe a luz que incide na retina, compara essa luminosidade com a luz refletida no ambiente e libera hormônios para as células da pele, fazendo com que elas assumam a cor do ambiente em segundos (no máximo, em minutos). Graças a essa habilidade, o bicho não fica rosa na folhagem marrom.
Agora vamos ao tema dessa matéria, poucos , talvez saibam que a cor predominante do Leão do Vale , fundado pelo saudoso e folclórico João Bola era o verde , assim ,assino em baixo a opinião do meu amigo Marcão do cartório quando escreveu em um artigo que ele , como eu ficamos extremamente tristes e desolados quando mudaram a cor do Leão do Vale de verde para este tricolor atual. A medida , escreveu Marcão , foi um golpe inadmissível; assim explicaram que era para ter as cores do município, mas nunca engoli.
Você trocar a cor de um time de futebol é como matá-lo. É o fim, do fim, do fim do mundo!!!
A nossa história ficou maculada, coisa de quem não tem futebol na veia, não é do ramo. Esse intrépido blogueiro afirma com segurança que a medida teve influência política , e como tudo que sofre essa maldita influência é pernicioso e contestatório devendo ser sempre execrado .
A mudança ocorreu durante o mandato do prefeito Flávio Vieira que era um incentivador do time.
Foto III - Leão do Vale amador, VERDE, 1983 .
O time amador do Cianorte E.C. – Leão do Vale - do João Villela, o Bola, iniciou suas atividades ainda na década de 70. Tinha as cores em verde e branco em homenagem ao único time profissional da cidade, o CAFÉ-CIANORTE ASSOCIAÇÃO FÍSICA E EDUCATIVA, que disputou cinco Campeonatos Paranaenses, entre 1965 e 1972, quando fechou suas portas para sempre. Bola torcia para a Portuguesa de Desportos.
Nesta foto, que nos foi enviada pelo Paulinho Biroca, o CEC está no Estádio Olímpico, em 1983, para atuar no Campeonato Amador.
Da esquerda para a direita, de pé: JOÃO BOLA, VITAMINA, MILTÃO BATATÃO, GERSON, PAULINHO, CILIOMAR, TONINHO PRETO, CARLÃO MANZANI, JOÃO SÉRGIO, PERÚ e Seo CARLOS. Na mesma ordem, agachados: LUIZINHO FORMIGÃO, VALTINHO, DKV, BETÃO KARAPÁLIDA, WILSON TADEI, ARI PILOTO. Os três meninos: GIL, BORÊ e ARIZINHO.
Magno Moreira
Informações - Marco Antônio de Paula Franco, o Marcão do Cartório
Comentários
Postar um comentário