O futebol no Brasil
O futebol no Brasil é o esporte mais praticado, somando mais de 30 milhões de adeptos. Junto da fome de bola que aflora “no país do futebol” vem também a curiosidade, independentemente da época. Fato é que o esporte gera a sensação de pertencimento, tornando-se para alguns uma questão de vida ou morte. Não acredita? Basta verificar algumas notícias. Existem casos de pessoas que tiveram um infarto fulminante ao assistir uma partida do time de coração. Sem falar daquelas que perdem até amizade caso falem mal do seu clube.
Tão amado no Brasil, é natural que as pessoas queiram entender mais sobre o esporte. Dúvidas e questionamentos sobre os marcos dessa modalidade no país e tudo o que ele proporcionou de importante são frequentemente levantados, certo?
Se você está nesse seleto grupo e gostaria de saber um pouco mais sobre o futebol no Brasil, basta continuar a leitura!
A história do futebol no Brasil
Os registros apontam que o futebol chegou ao Brasil em 1894, pelo paulista Charles Miller, um brasileiro filho de ingleses. Ele trouxe consigo da Inglaterra duas bolas, um manual com as regras e iniciou a propagação do esporte no país. Em um primeiro momento, somente a elite e os brancos poderiam participar de jogos e ligas, contudo a paixão não demorou a invadir a várzea.
Apesar disso, somente em 1920, com incentivo do governo Vargas, os primeiros jogadores negros começaram a ser aceitos e, a partir desse marco, ocorre a massificação do esporte. A profissionalização ocorreu em 1933 e em 1950, o Brasil sedia a Copa do Mundo de Futebol pela primeira vez. Apesar das expectativas sobre a seleção canarinho, o Brasil foi derrotado para o Uruguai, perdendo a taça.
Por mais que essa seja a história mais divulgada e conhecida sobre a origem do esporte no país verde e amarelo, vale ressaltar que existem outras versões. Há rumores de que as peladas realizadas na terra tupiniquim ocorreram, na verdade, em 1875 — quase 20 anos antes de Miller levar o mérito.
O desencontro de informações acontece devido a escassez de registro do século 19. Como Charles pertencia a elite paulista — inclusive, seu pai originou o São Paulo Athletic Club —, ele estava em destaque nos jornais. O resultado? Essas notícias foram guardadas como documento, originando a lenda de que ele foi o precursor do esporte no país.
O principal torneio mundial de futebol é a Copa do Mundo. Ela acontece a cada quatro anos e o Brasil mantém o recorde como mais vitórias na Copa, com cinco vitórias, seguido por Itália e Alemanha, que são tetracampeões
A primeira Copa do Mundo que o Brasil venceu foi a da Suécia, no ano de 1958. Nela, dois principais astros da modalidade no país iniciaram no banco de reservas: Pelé e Garrincha. Apesar disso, os dois foram escalados a partir da terceira partida.
Em 1962, no Chile, o país se consagrou bicampeão, com um time bem parecido com o da edição anterior, e com uma atuação brilhante de Garrincha. A copa de 1970 foi a do tricampeonato brasileiro. A equipe contava com muitas estrelas e foi campeão invicto.
Depois da Copa de 70, vinte e quatro anos se passaram até que o Brasil pudesse celebar o tetra, em 1994, na copa dos Estados Unidos. Nessa edição, os principais jogadores da seleção eram Bebeto e Romário, e o título foi conquistado em uma nervosa final, nos pênaltis, contra a Itália.
O penta, e último título brasileiro em copas do mundo, veio em 2002, na Copa do Japão e da Coréia do Sul. Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Cafú, entre tantos outros, brilharam e trouxeram o quinto título para as terras canárias.
Falando ainda em Copa, o Brasil — pasmem — é o único país que esteve presente em todas as competições, desde a sua criação lá na década de 30. As demais seleções perderam pelo menos uma edição — seja por não se classificar na fase eliminatória, seja por questões políticas.
Olimpíadas
A medalha de ouro nas Olimpíadas demorou a chegar para o Brasil. Até o ano de 2016, a seleção era a única campeã mundial que não havia conquistado o ouro olímpico.
Apesar disso, a medalha não poderia ter sido conquistada de forma melhor: no Maracanã lotado.
Foi nas Olimpíadas do Rio, após um jogo dramático e uma vitória nos pênaltis sobre a Alemanha, que os brasileiros puderam comemorar mais um marco no esporte.
Pesquisa - Magno Moreira
Comentários
Postar um comentário