Por que o tubarão é o mascote do Londrina EC?

 


Em seus tempos de Futebol Clube (1956-1960) e Futebol e Regatas (1960-1969) o Londrina era chamado de “Caçula Gigante”, apelido dado pelo presidente Antônio Carlos Franchello, pois o time nascia grande, forte e conquistava seus primeiros títulos: Torneio da Amizade (1957), Torneio Início (1959), Série Norte (1959 e 1962) e Campeonato Paranaense (1962).


“A confecção deste livro acabou provocando grande polêmica quanto à paternidade do cognome “Tubarão”, dado ao Londrina Esporte Clube em 1976, quando o presidente Jacy Scaff resolveu montar um grande time. Jacy contratou para o Estadual e depois para o Campeonato Brasileiro jogadores de grande qualidade como Carlos Alberto Garcia e Marco Antônio (do Corinthians), Arenghi, Décio e Raimundo (da Portuguesa), Bosco (Paulista de Jundiaí), Natal e Lauro (do Cruzeiro) e outros. 

 O jornalista Victor Grein Neto, inspirado pelo filme que fez sucesso na época, publicou nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, manchetes que chamavam o Londrina de Tubarão, depois de um amistoso contra a Catanduvense realizado antes do início do Campeonato Paranaense de 76. Para ele, torcedor alviceleste que morava na capital, o Londrina ‘engoliria’ todos os adversários naquele ano. 

 Já o radialista Rubens Fernando Cabral deu seu depoimento declarando-se dono da idéia. Disse que pôs o apelido no time depois das vitórias contra o IX de Julho (5x1), Operário (4x1) e Grêmio Maringá (3x0) pelo Campeonato Paranaense. Cabral, na época na Rádio Clube, mandou confeccionar camisetas com um simpático tubarão de símbolo, com desenho de Marcos Bonato.”
 
Pesquisa - Magno Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decifrando a foto misteriosa; Alguém se habilita ?

Foto: Cianorte de verde e branco em 2000, brigando pela elite do Paranaense

D - 24: Adversário do Cianorte nas oitavas volta a Série C após 16 anos