Modalidades Olímpicas: Heptatlo
Heptatlo, do grego hepta (sete) e athlon (competição), é uma competição de atletismo com sete provas, tendo duas versões, uma feminina e outra masculina, esta apenas em pista coberta. A versão mais popular e a única disputada em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais ao ar livre é a feminina. Seu equivalente olímpico para os homens é o decatlo.
A modalidade ao ar livre foi introduzida no programa olímpico em Tóquio 1964 com o pentatlo. Este formato foi posteriormente expandido com a entrada dos 800 m e do lançamento de dardo e fez sua estreia em eventos globais em 1981, no Campeonato Asiático de Atletismo e na Universíade e depois no primeiro Campeonato Mundial de Atletismo, disputado em Helsinque, em 1983. A estreia olímpica se deu no ano seguinte, em Los Angeles 1984.
A barreira dos 7000 pontos foi quebrada apenas nove vezes e por apenas três mulheres, a norte-americana Jackie Joyner-Kersee, que a rompeu seis vezes, a sueca Carolina Klüft e a russa Larisa Turchinskaya. Kersee é a recordista mundial e olímpica da prova, com os 7291 pontos conquistados em Seul 1988.
Nafissatou Thiam, da Bélgica, e Jessica Ennis, da Grã-Bretanha, são respectivamente as atuais campeãs olímpica e mundial. Uma das grandes tradições dos Jogos é a volta olímpica pela pista de atletismo de todas as competidoras juntas após o término dos extenuantes dois dias de prova.
Heptatlo feminino
É a única modalidade olímpica disputada em estádios abertos. Consiste em dois dias de competições. No primeiro dia disputa-se, pela ordem, os 100 m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso e 200 m rasos. No segundo ele é completado com o salto em distância, lançamento de dardo e os 800 m.
A cada prova a atleta acumula um número determinado de pontos de acordo com seu aproveitamento e a vencedora é a que atinge o maior número de pontos somadas as sete modalidades ao final.
O cálculo dos pontos da prova foi criado pelo matemático austríaco Dr Karl Ulbrich, que construiu uma fórmula em que, uma marca especificada, por exemplo, 1,82 m no salto em altura, vale um total de 1000 pontos e a partir daí, para cima ou para baixo, pontos são somados. Cada evento também tem um grau mínimo de pontuação, por exemplo, 0,75 m no salto em altura, que vale zero pontos.
As fórmula é concebida de modo a que sucessivos incrementos constantes no desempenho da atleta correspondem a um aumento gradual em incrementos de pontos atribuídos.
As modalidades são divididas em três grupos e os pontos são calculados por três fórmulas diferentes:
Corridas – 110 m c/ barreiras, 200 m e 800 m:
Corridas – 110 m c/ barreiras, 200 m e 800 m:
{\displaystyle P=a\cdot (b-T)^{c}}{\displaystyle P=a\cdot (b-T)^{c}}
Saltos – altura e distância:
{\displaystyle P=a\cdot (M-b)^{c}}{\displaystyle P=a\cdot (M-b)^{c}}
Lançamentos – dardo e peso:
{\displaystyle P=a\cdot (D-b)^{c}}{\displaystyle P=a\cdot (D-b)^{c}}
P é para pontos,
T para tempo em segundos,
M para altura ou distância em centímetros e
D para distância em metros; a, b e c tem diferentes valores para cada um dos eventos.
A tabela abaixo mostra os níveis de referência necessários para ganhar 1.000 pontos em cada prova do heptatlo feminino.
O heptatlo masculino é uma prova não-olímpica e realizado em pista coberta, sendo a prova combinada disputada no Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta. As primeiras quatro provas são realizadas no primeiro dia, pela ordem, 60 metros, salto em distância, arremesso de peso e salto em altura e as outras três no dia seguinte, 60 metros com barreiras, salto com vara e 1000 metros.
Decatletas também costumam disputá-la no inverno e o recordista mundial e campeão olímpico do decatlo Ashton Eaton é bicampeão e recordista mundial desta modalidade em pista coberta.
Wikipedia
Pesquisa: Magno Moreira
Comentários
Postar um comentário